terça-feira, 11 de agosto de 2009

CHAMADOS À LIBERDADE

“PORQUE VÓS, IRMÃOS, FOSTES CHAMADOS À LIBERDADE. MAS NÃO USEIS DA LIBERDADE PARA DAR OCASIÃO À CARNE, ANTES PELO AMOR SERVI-VOS UNS AOS OUTROS.” (Galatas 5:13)


Este foi o tema do debate em nosso último encontro. Este, com certeza, é um assunto para muitos debates. Portanto, daremos continuidade a este tema explorando assuntos adjacentes.

Vimos que a preocupação do Apostolo Paulo ao escrever aos Gálatas era exatamente combater doutrinas que estavam sendo disseminadas na comunidade cristã fazendo com que a mesma pendesse ou para o extremo do legalismo judaico com todas as suas exigências, condicionando a salvação dos gentios ao rito da circuncisão, ou ao extremo da liberdade que se configurava no liberalismo cristão.

Vimos que a liberdade a que Paulo se referia significa viver exatamente o equilíbrio entre estes dois pólos. Sabemos que este é o nosso desafio, pois é extremamente difícil vivermos nessa perspectiva, afinal, tendemos a pender para um ou para outro lado. Por isso Paulo é enfático ao afirmar que, embora não devamos nos submeter a um jugo de escravidão a lei como medida justificadora e santificadora, não devemos, no entanto, usar de tal liberdade para dar ocasião (de acordo com o original grego “aphorme”: pretexto, motivo, oportunidade) à carne.

Paulo mostra que é a ausência de amor e a atitude egoísta que inspira a maior parte dos atos pecaminosos.

Vimos que sem um relacionamento de amor a Deus e ao próximo não é possível viver um cristianismo autêntico e que a Lei de Deus se cumpre exatamente no amor (Gl. 5:14)

Paulo mostra que o Espírito Santo é a ‘nova lei’ íntima que produz retidão (Gl.5:16-26)

Somos chamados, portanto, a viver na tensão entre estes dois pólos.

Em nosso próximo encontro exploraremos mais sobre a LIBERDADE CRISTÃ. NÃO PERCA!!!

Um grande abraço a todos.

No amor do PAI.
Pr. Claudio

9 comentários:

  1. ola pastor adorei o blog de vcs serei um visitador diario! otimo tema
    Não podemos achar frases na biblia para tentar suprir as vontades carnas

    a paz do seu irmão Douglas
    ( agora tmb sou da célula ) rsrsr

    ResponderExcluir
  2. Muito Legal! Gostei muito de saber que o Henrique esteve na última terça-feira na Célula.

    ResponderExcluir
  3. Pode entrar que a casa sua, Douglas. rsrsrs. Pode participar dos debates também. Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá Gomes.
    Todos ficamos muito felizes também com a presença do Henrique. Outros irmãos também estão chegando, como o Gustavo e o Claudio. O grupo aos poucos está se fortalecendo cada vez mais.

    ResponderExcluir
  5. AOS LEITORES

    Creio que falo por todos. Você está convidado a participar dessas reuniões, é muito bom!

    ResponderExcluir
  6. estamos juntos ! esse e o blog dos jovens!!! paz!!!

    ResponderExcluir
  7. Esse assunto é muito bom mas muito vasto, pois o homem sempre arruma desculpas para seus erros.

    Olha só uma frase que sempre ouço quando pergunto se uma atitude de algum irmão está correta: "Tudo posso Naquele que me fortalece", tudo posso? Texto sem contexto é pretexto para heresia.

    Certas pessoas, ou não conseguem ouvir o Espírito Santo condenando seus atos ou não querem ouvir, é melhor pegar palavras ditas nos cultos por nossos pastores e falar, o pastor disse que pode, e vamos liberar nossa carne, pois o pastor disse que pode, garanto que o pastor, quando disse algo que dá margem para duplo sentido, ele pensava somente no sentido racional, o sentido que não ofende o querer de Deus nas nossas vidas, mas as pessoas podem pegar algumas frases ditas e usar para satisfazer o seu próprio prazer.

    Gente somos pessoas livres, quando a bíblia diz que somos livres é no sentido de você poder escolher o que vai fazer da sua vida, não precisamos pegar palavras dos nossos pastores e distorcer para podermos saciar nossa carne, basta assumir-mos o nosso querer, afinal de conta, cada um vai responder ao Pai por seus próprios atos.

    ResponderExcluir
  8. Taí,gostei,estão de parabéns.
    Na proxíma me convida;quero comer pizza!rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Pr.Claudio,gostei muito desse tema:"chamados à liberdade";creio que outros virão, e serão tão importânte como este.

    ResponderExcluir